Aprenda a jogar Truco Mineiro

Truco é um jogo de cartas muito popular entre os brasileiros. É comum encontrar pessoas jogando truco em bares, churrascos e festas de família. Além do Brasil, o jogo é jogado em algumas regiões da América do Sul, bem como em algumas partes da Espanha e da Itália. No entanto, não se sabe exatamente de onde vem o jogo.

No truco mineiro, o baralho também é o francês, com 40 cartas, e as mesmas cartas são excluídas do Truco Paulista. As principais diferenças são as manilhas fixas e a contagem de pontos diferente: no Truco Paulista, a contagem é de um em um e o pedido de truco é 3, 6, 9 e 12. Já no Mineiro, a contagem é de dois em dois e quando se pede truco é 4, 6, 10 e 12.

Como jogar truco mineiro?

O jogo é jogado por quatro jogadores, que formam duas duplas, devem sentar em posições alternadas. Um baralho é usado, sem o curinga e sem as cartas 8, 9 e 10. Cada jogador recebe três cartas com o objetivo de marcar 12 pontos. As manilhas são fixas, da mais forte para a mais fraca: 4 de Paus / 7 de Copas / Ás de Espadas / 7 de Ouros.

Como funciona um Jogo de Truco

  • Rodada: uma sequência de quatro jogadas, onde cada jogador joga uma carta.
  • Mão: composta de duas a três rodadas, e vale inicialmente 2 pontos. Truco: proposta para aumentar o valor da mão para 4 pontos. Seis: proposta para aumentar o valor da mão para 6 pontos.
  • Dez: proposta para aumentar o valor da mão para 10 pontos.
  • Doze: proposta para aumentar o valor da mão para 12 pontos.
  • Mão de 10: quando uma das duplas tem 10 pontos.
  • Mão de ferro: quando as duas duplas têm 10 pontos.
  • Carta coberta: carta jogada virada (com a face voltada para baixo), que não vale nada. Ordem das cartas (da menor para a maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

Como começa o jogo:

Depois de distribuir as cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 pontos. As mãos são jogadas sucessivamente até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos. Na mão de ferro, o jogo é jogado da mesma forma, mas os jogadores não podem ver suas cartas (“no escuro”).

A mão

A mão pode ter três rodadas. O jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada e a dupla que conseguir vencer duas rodadas ganha a mão. Em caso de empate em uma das rodadas, a dupla que tiver vencido qualquer rodada anterior ou vencer qualquer rodada posterior leva a mão. Se todas as rodadas empatarem, nenhuma dupla leva a mão.

Truco, seis, dez e doze

Durante a mão, um jogador pode pedir truco para aumentar o valor da mão para 4 pontos. O outro jogador pode aceitar o truco, recusar o truco ou pedir seis, aumentando o valor da mão para 6 pontos. O primeiro jogador pode aceitar o seis, recusar o seis ou pedir dez, aumentando o valor da mão para 10 pontos. O segundo jogador pode aceitar o dez, recusar o dez ou pedir doze, aumentando o valor da mão para 12 pontos. O primeiro jogador pode aceitar o doze ou recusar o doze. Se o primeiro jogador recusar o doze, a dupla que pediu perde a mão. Se o primeiro jogador aceitar o doze, a mão é jogada normalmente.

Como termina o jogo?

O jogo termina quando uma das duplas atinge 12 pontos. A dupla que tiver mais pontos é a vencedora. No caso de empate, o jogo pode ser continuado até que uma das duplas alcance uma diferença de dois pontos em relação à outra dupla.

Jogue Truco Online Rankeado Gratuitamente

Para jogar Truco, acesso nosso site https://play.trucoxp.com

Leave a Reply